Este blogue foi criado para interagir com os meus alunos do 6º2, 6º3, 6º4 e 6º9 - Ano lectivo 2007/2008
Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2008
Música Tradicional Portuguesa / Alentejo

 

 

Os géneros musicais mais conhecidos da região do Alentejo são as "saias", uma dança e o "Cante Alentejano", forma musical cantada apenas por homens.

Os instrumentos musicais mais utilizados são a flauta, o tamboril, a pandeireta e a viola campaniça. Quem toca a flauta e o tamboril é o tamborileiro.

Queres saber mais sobre "as saias", o "cante alentejano" e os instrumentos que aqui falei? Procura informação sobre isto.



publicado por alvim às 11:00
link do post | comentar | favorito
|

6 comentários:
De maria 6º4 nº28 a 7 de Janeiro de 2008 às 14:03
professora após uma pesquisa que fiz sobre a musica tradicional alentejana não consegui encontrar nenhum texto que me agradasse nem que espelicasse bem o que eu queria saber.
mas não vou desistir!
vou tentar descobrir alguma coisa que me agrade e que agrade á senhora professora!!!


De alvim a 7 de Janeiro de 2008 às 19:40
Obrigada Maria! Fico contente com o teu esforço.


De maria 6º4 nº28 a 18 de Fevereiro de 2008 às 14:55
AS CAMPONESAS

O cante tradicional, ao contrario do que se pensa, sempre foi cantado por mulheres enquanto trabalhavam o campo. No entanto elas perdiam visibilidade ligadas ao cante depois do trabalho, já que, depois do sol se pôr, apenas os homens cantavam nas tabernas. Começou a pensar-se que as mulheres não cantavam à alentejana. As “Camponesas” vieram provar o contrario!




--------------------------------------------------------------------------------

GRUPO CORAL DE SAFARA

O cante tradicional do Alentejo continua vivo nas vozes desta gente que guarda na memória as modas de outros tempos. O seu primeiro CD saiu no Natal de 2000, com edição Associ’Arte, em homenagem a “Safara Terra Bonita” com temas tradicionais da região de Moura.



--------------------------------------------------------------------------------
OS CARAPINHAS

Era necessário ligar, os mais novos, ao Cante Tradicional. Os grupos envelhecidos corriam o risco de desaparecer. Nesta tentativa criaram-se os Carapinhas, um grupo Coral Alentejano feito de gente nova (dos 5 aos 12 anos) e com muita vontade de cantar e preservar a tradição.



--------------------------------------------------------------------------------

PASTORES DO ALENTEJO

O trabalho de recolha e pesquisa do cancioneiro tradicional permitem aprofundar o cante tradicional alentejano. Das modas às cantigas de amor e trabalho, o grupo percorre o “cante alentejano” com paixão no olhar.




--------------------------------------------------------------------------------
VOZES DE CASÉVEL

A raiz tradicional do cante Alentejo vindo do Baixo Alentejo. Porque em cada região existe uma forma diferente de cante este grupo de vozes mantém vivas as modas e cantigas que passaram de geração em geração nesta zona do país.




--------------------------------------------------------------------------------
CONCERTINAS DO ALENTEJO
As modinhas tradicionais alentejanas interpretadas ao som das Concertinas de Montargil que durante muitos anos animavam as festas populares das sociedades e clubes desta planície dourada.
Uma tradição que vai passando de avós para netos, a bem da história musical deste lugar e deste instrumento que consegue ainda sobreviver graças à “teimosia” dos seus tocadores.





--------------------------------------------------------------------------------
SONS DO VAGAR
Resultam de uma visita à memória vocal e instrumental do Alentejo.
As mudanças que se fizeram sentir na sociedade rural nos últimos 50 anos desencadearam transformações nos momentos de sociabilidade e nas práticas musicais que lhes estavam associadas, o que fez repensar as noções de tempo e espaço. Despertos pelas memórias de um passado que transporta as suas sonoridades, os Sons do Vagar procuram, numa lógica própria do seu tempo, reinterpretar e transportar para o presente estas práticas, reproduzindo os ambientes musicais que num contexto rural surgiam como contraponto ao trabalho do campo, dando espaço àqueles momentos em que o “vagar” lhes permitia as práticas rituais religiosas ou a folia festiva.

Sons do Vagar juntam um instrumentista e duas vozes femininas que dão corpo a uma ideia que pretende ser uma singela manifestação de apreço e reconhecimento da nossa identidade musical.

Do “peditório” à “alvorada” o tamborileiro anunciava a festa, e as vozes das mulheres despertavam nos primeiros cantos ao S. João ou ao Menino Jesus, para mais tarde nas noites de Quaresma gritarem as lamentações religioso/pagãs da Semana Santa. Com a Primavera, à porta do “monte” ou no terreiro da aldeia, entoava-se a viola acompanhando as vozes na descrição da paisagem e amores anunciados...era o ciclo.




--------------------------------------------------------------------------------
OS ALENTEJANOS
A formação do grupo data de 1998, por ocasião da Exposição Mundial onde tiveram oportunidade de participar em várias iniciativas.
Os seus elementos, oriundos de alguns grupos corais e etnográficos do
Baixo Alentejo, interpretam a música tradicional do Cancioneiro Alentejano num tocadores.
espero que goste da minha pesquisa!!


De alvim a 5 de Março de 2008 às 20:04
Gostei muito, Maria. Dizias que não tinhas encontrado informação que te agradasse, mas continuaste a procurar, não baixaste os braços e conseguiste. Vês? Quando uma pessoa quer muito uma coisa e se esforça, consegue!
Descobriste coisas interessantes. E não é que as mulheres não cantavam em público, só no trabalho? Faziam-no porque as ajudava a encarar o trabalho de outra forma. Estás a ver mais um benefício da música, para além de outros que já falamos? Beijinhos


De Margarida Santos, nº 18, 6º4 a 4 de Março de 2008 às 19:16
A Pandeireta é um instrumento musical de percussão usado em musicas tradicionais de vários países :Rússia, Espanha, Portugal, etc. A pandeireta é constituída por um aro circular (normalmente de madeira) onde o centro é coberto por pele. É constituído ainda por um conjunto de soalhas metálicas, pregadas aos pares.

As melhoras professora!


De alvim a 5 de Março de 2008 às 20:12
A pandeireta é um instrumento muito utilizado. Já a conhecem bem, até da sala de aula. Já me sinto melhor. Obrigada pelo teu cuidado. Beijinhos


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

26
27
28
29
30
31


posts recentes

Música no Mundo - Europa

Música no Mundo - África

Música no Mundo - América

Música no Mundo - Ásia

Música no Mundo - Oceânia

Concerto na Escola E.B. 2...

Webquest - A evolução da ...

Bom descanso!

Açores / Música Tradicion...

Madeira / Música Tradicio...

arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds