Este blogue foi criado para interagir com os meus alunos do 6º2, 6º3, 6º4 e 6º9 - Ano lectivo 2007/2008
Domingo, 11 de Novembro de 2007
Bateria

Mais um instrumento que muitos gostariam de tocar. Querem saber mais?



publicado por alvim às 12:56
link do post | comentar | favorito
|

18 comentários:
De maria 6º4 nº28 a 11 de Novembro de 2007 às 17:23
História
O conjunto de instrumentos é geralmente usado nos estilos musicais jazz, funk, rock e pop entre outros, tendo sido componente essencial da música contemporânea desde os década de 20 até ao surgimento da percussão eletrônica, quando se deu o aparecimento das primeiras baterias eletrônicas.

Nos anos 80, alguns fabricantes, tais como Simmons, Yamaha, Roland entre outros, criaram baterias eletrônicas que, além de sons pré-gravados, podiam também funcionar como samplers, gravando sons que depois são executados sempre que o instrumento é percutido.


O Princípio
No começo dos anos 1900, bandas e orquestras tinham de dois a três percussionistas cada. Um tocava o bumbo, outro tocava a caixa e o outro tocava os blocos de madeira e fazia os efeitos sonoros. Mas com a invenção do pedal todas essas pessoas se tornaram desnecessárias.

O primeiro pedal prático foi inventado em 1910 por, Willian F. Ludwig, que criou o primeiro modelo de madeira e logo depois, com o aumento da procura, passou a desenvolver junto com seu cunhado, Robert Danly, o modelo do pedal em aço que foi vendido para milhares de bateristas e serviu de base para criação dos modelos mais avançados que temos hoje.

Outra invenção aparentemente simples que possibilitou o surgimento da bateria foi a estante para caixa, que antes os bateristas usavam cadeiras para apóia-las ou dependurava nos ombros com uso de correias.

Uma vez que pedais e suportes para caixas práticos se tornaram disponíveis, um único baterista poderia executar o trabalho antes feito por três. E assim nasceu a bateria – ou “trap set” como foi chamada inicialmente.

Hoje, em evolução constante, a bateria recebe cada vez mais atenção de fabricas e engenheiros, que pesquisam junto aos bateristas para desenvolver o melhor modelo de cascos, baquetas, ferragens e pratos. As inúmeras fábricas crescem a cada dia no mundo e no Brasil e nós como admiradores desse instrumento devemos estar atualizados com essa evolução, buscando a cada dia conhecer mais o instrumento.

Entre os bateristas mais influentes do mundo podemos destacar os bateristas Ringo Starr, Keith Moon, Vinnie Colaiuta, Nicko McBrain, Roger Taylor, Steve Gadd, Carter Beauford, Dave Garibaldi, Mike Mangini, Lars Ulrich, John Bonham, Bill Ward, Dennis Chambers, Dave Weckl, Neil Peart, Mike Portnoy, Chad Smith; em Portugal os bateristas , Vicky, Alexandre Frazão e Zé Moreira; no Brasil há a presença ilustre de Lielson Faria (destacou-se nos anos 90 por ter construído seu próprio instrumento, além de ter uma pegada animalesca), Igor Cavalera,Bruno Isaú Pedrosa, Max Kolesne, Aquiles Priester, Kiko Freitas, Rafael Tabisz.


Constituição
Não existe um padrão exato sobre como deve ser montado o conjunto dos elementos de uma bateria, sendo que, o estilo musical é por muitos indicado como uma das maiores influências perante o baterista no que respeita à disposição dos elementos, sendo que, a preferência pessoal do músico ou as suas condições financeiras ou logísticas, são factores indicados por outros como os mais importantes.

Um conjunto de elementos considerado por muitos como o mínimo para constituír uma bateria, contém os seguintes instrumentos:


Tambores
Um bumbo (designado por bombo em Portugal), no chão, tocado com um pedal através do pé do baterista;
Uma caixa (também conhecida como tarola em Portugal), apoiada num suporte específico;
Um par de tom-tons (também designados por tímbalos ou timbalões em Portugal), geralmente colocados sobre o bombo num suporte especificamente desenhado para o efeito;
Um surdo (designado também por tímbalo de chão ou timbalão de chão em Portugal).

Pratos
Um chimbal (par de pratos de choque em Portugal, ou hi-hat, em inglês), acionados por meio de um pedal;
Um prato de condução (também conhecido pela designação em inglês ride), apoiado num suporte geralmente em forma de tripé;
Um ou mais pratos de ataque (os três tipos mais usados, com a designação em inglês: crash, splash e china), apoiados em suportes idênticos aos do prato prato de condução, colocados ao lado dos outros elementos.
A adição de tom-tons, vários pratos, pandeirolas, gongos, blocos de madeira, canecas, almofadas (pads) eletrônicas devidamente ligadas a samplers, ou qualque


De alvim a 13 de Novembro de 2007 às 18:09
Maria, está óptimo o teu trabalho mas vou pedir, a ti, e a todos, que tentem resumir os textos. Excelente esforço!


De alvim a 13 de Novembro de 2007 às 18:15
A bateria foi sofrendo melhorias desde que foi criada até hoje. Isso acontece a quase todos os instrumentos. As tecnologias também se vão desenvolvendo, não é?


De Margarida Santos a 11 de Novembro de 2007 às 20:36
Professora, quem nunca sonhou tocar uma bateria?Criada para as orquestras jazz nos anos 1900, a bateria é uma engenhoca mistura de membranofones e idifones.A bateria (instrumento musical) é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percurtidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.



De alvim a 13 de Novembro de 2007 às 18:12
Eu já Margarida, mas nunca experimentei, nunca tive oportunidade. Quem toca bateria tem de ter bom sentido rítmico e boa coordenação motora.


De Filipe Silva Nº11 T:6º4 a 13 de Novembro de 2007 às 15:53
A bateria (instrumento musical) é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percurtidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.



De alvim a 13 de Novembro de 2007 às 18:17
Será que vamos ter um baterista no 6º4, Filipe?


De Filipe Silva Nº11 T:6º4 a 13 de Novembro de 2007 às 20:05
não sei professora mas espero que sim porque gosta muito de tocar não sei se vou ter essa oportunidade mas espero bem que sim porque gosto muito daquilo


De alvim a 14 de Novembro de 2007 às 11:01
Filipe, se gostas mesmo não desistas de lutar por esse sonho. Se não for agora, mais tarde.


De Anónimo a 15 de Novembro de 2007 às 17:17
gosto muito da bateria, acho interessante bater com as baquetas numas caixas e nos pratos.


De bruno leite 6_03 n_0 3 a 15 de Novembro de 2007 às 17:18
eu gosto muito da bateria porque tem uns ritmos muito fixes e também e muito utilizada no estilo rock


De alvim a 17 de Novembro de 2007 às 21:35
Olá Bruno! Que bom que vieste até aqui. Sabes que és o primeiro aluno do 6º3 a participar? A bateria é realmente muito utilizada na música rock mas também há outros estilos musicais que a usam muito.
Volta sempre que puderes.


De catarina 6º4 nº3 a 19 de Novembro de 2007 às 17:49
BATERIA(INTRUMENTO MUSICAL)

A Bateria é um conjunto de tambores(diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percurridas por um unico musico.Esse chamado baterista.
Tambem com a ajuda de umas baquetas e as vezes com as proprias mãos.

PS:eu disse que ia fazer um trabalho e fiz,espero que esteja bem,beijos


De alvim a 20 de Novembro de 2007 às 15:02
Catarina, sabes que fico muito contente quando os alunos participam aqui e nas aulas. Aproveita e lê os comentários dos teus colegas.


De rui pedro 6º3 nº17 a 20 de Novembro de 2007 às 12:33
gosto muito da bateria, acho interessante fazer barulho batendo com as baquetas nos tambores e nas caixas


De alvim a 20 de Novembro de 2007 às 15:13
Olá Rui, gostei que viesses até aqui. Podem fazer-se ritmos muito interessantes na bateria.


De Francisco Pires nº12 6º2 a 21 de Novembro de 2007 às 21:58
Li os comentários dos meus colegas e fiquei a saber mais coisas da bateria que é um instrumento que gosto porque gosto de rock. Acho que toda a gente gosta de bateria dá sempre um ritmo altamente ás músicas.
um abraço para todos os meus amigos e para a Professora


De alvim a 24 de Novembro de 2007 às 22:03
Pois é, Francisco! Um dos objectivos deste blogue é que todos aprendam alguma coisa com o que aqui se escreve. Um abraço também para ti.


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

26
27
28
29
30
31


posts recentes

Música no Mundo - Europa

Música no Mundo - África

Música no Mundo - América

Música no Mundo - Ásia

Música no Mundo - Oceânia

Concerto na Escola E.B. 2...

Webquest - A evolução da ...

Bom descanso!

Açores / Música Tradicion...

Madeira / Música Tradicio...

arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds